Parlamentares discutem a necessidade de contratação de um profissional da saúde para auxiliar no atendimento à população e conter o número de pacientes na fila espera no hospital Unidade Mista
A 4ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo que aconteceu segunda feira (11), parlamentares promoveram um debate sobre o aumento de casos de dengue no município.
A pauta fio uma manifestação do Vereador Mauro Jesuíno (PODEMOS), que mencionou sobre importância da limpeza das ruas e datas vazias que acabam sendo um meio de proliferação do mosquito Aedes aegypti. O vereador cobrou a Secretaria de Obras do município para tomem medidas quanto à limpeza urbana a fim e conter o aumento de casos de dengue.
Ainda com a palavra o Vereador expõe sobre o acúmulo de pacientes na fila de espera por atendimento que chegou a totalizar um número de 80 pessoas somente nessa segunda-feira com sintomas da doença. “a população está sofrendo muito, tem paciente que chega no hospital por volta das 8:00 horas da manhã e só consegue ser atendido após às 12 horas do dia”.
Em seguida, a Presidente da mesa e Vereadora, Jucileia Alves (PSB), ressalta sua preocupação com o tema em discussão, e pede a Secretaria de Saúde a contratação de um Médico nesse período de foco da doença para auxiliar no atendimento à população. “Vamos colocar mais um médico para atender a população, nós estamos em um momento de surto de casos e dengue e viroses, diante disso, vejo a necessidade na contratação e um médico para atender a nossa população da melhor forma possível”, Afirmou.
A vereadora Tatiane Alves (PSD), também se posicionou durante a discussão, e destacou sobre a importância das campanhas de conscientização que até o momento não foi realizado na cidade. A vereadora ainda relatou que os casos não estão sendo registrados no sistema de saúde do município, devido a falta do funcionamento do laboratório. Os pacientes atendidos na Unidade Mista não estão sendo registrados no sistema como casos de dengue, sem o registro no sistema, o município fica sem direito em solicitar o uso do fumacê fornecido pelo Governo Federal como uma alternativa para conter os avanços de casos de dengue. Finaliza.
Após a discussão sobre o tema, a Presidente da mesa e Vereadora, Jucileia Alves (PSB), deu continuidade a 4ª Sessão a Ordinária com apreciação e votação dos Projetos de Lei do município.
Acesse os projetos completos pelo sistema de apoio ao processo legislativo (SAPL): https://sapl.ministroandreazza.ro.leg.br/
Acompanhe nossas atividades pelos canais oficiais:
https://www.facebook.com/camara.m.andreazza?mibextid=ZbWKwL
Participe das sessões do município e faça parte das decisões que impactam diretamente sua comunidade. A Câmara Municipal de Ministro Andreazza conta com sua participação.
Fonte: Assessoria de Imprensa